Indicação farmacêutica na pele

Apresentação do Curso

O curso de Pós-graduação em Indicação Farmacêutica na Pele aborda todos os transtornos menores de maior prevalência em farmácia comunitária permitindo que o farmacêutico melhore as suas habilidades na avaliação do problema de saúde e na seleção da terapêutica para os tratar.

Desde as dermatites mais comuns como a dermatite de contacto, a dermatite seborreica, e a dermatite atópica, as micoses, as viroses, o acne e o acne-rosácea, a psoríase, os calos e calosidades, as parasitoses como a pediculose e a escabiose, as picadas de insetos até à abordagem cosmetológica da pele sensível são profundamente abordadas nesta pós-graduação que decorre num ambiente eminentemente clínico.

Adicionalmente são abordadas as metodologias práticas que permitem a intervenção farmacêutica de um modo documentado, sistemático e contínuo.

Os formadores com mais de 20 anos na prática de consulta farmacêutica na área dos transtornos menores da pele orientarão os alunos no sentido da melhoria das suas competências na avaliação do problema de saúde e na consequente intervenção.

O curso permite-lhe melhorar a intervenção em todos os níveis da prestação de cuidados em farmácia comunitária, isto é, quer na dispensação de medicamentos, quer no seguimento da farmacoterapia, permitindo suportar e desenvolver atividades relacionadas, também, com as necessidades cosméticas dos doentes.

Objetivos

Capacitar os farmacêuticos comunitários para a intervenção farmacêutica no âmbito dos Transtornos Menores da Pele (TMP).

Contribuir para a implementação de novos serviços na farmácia comunitária concretamente, a consulta farmacêutica dos transtornos menores da pele.

Melhorar as atitudes e os conhecimentos dos farmacêuticos no atendimento farmacêutico comunitário.

Destinatários

Farmacêuticos comunitários e alunos do último ano do curso de Ciências Farmacêutica.

Unidades Programáticas

Módulo 1: Dermatites (atópica, contacto e seborreica);

Módulo 2: Micoses e Viroses;

Módulo 3: Acne e Rosácea;

Módulo 4: Psoríase, Calos e Calosidades

Módulo 5: Parasitoses da pele (pediculose, escabiose) e picadas de insetos;

Módulo 6: Pele seca, sensível e aconselhamento cosmético.

Metodologia

Cada módulo é independente e autónomo.

Número de horas de contacto/módulo: 5 horas presenciais diretas.

Número de alunos: 15-20 alunos.

Horário: das 14h00m às 19h00m.

O ensino é baseado na resolução de casos práticos de farmácia comunitária.

A avaliação final consiste na resolução de um caso prático.

A aprovação final da pós-graduação corresponde à aprovação da totalidade de cada módulo realizado de modo independente e á frequência de pelo menos 90% do total de horas previstas.

Creditação/acreditação

As Pós-graduação é creditável de acordo com o regulamento da Ordem dos Farmacêuticos.

Datas e Locais

Valor da Inscrição

Cada módulo: Consultar curso

O valor da inscrição inclui a documentação do curso e acesso à plataforma de apoio ao ensino a distância moodle.

Coordenação

Henrique Mateus-Santos. Farmacêutico comunitário. BSc, PharmD, MSc, EFC (OF), EFI (OF)

Docentes

Henrique Mateus Santos. Farmacêutico especialista em Farmácia Comunitária e em farmácia industrial pela OF. Mestre (DEA) em Farmácia Assistencial pela Universidade de Granada. Foi diretor do Mestrado em Cuidados Farmacêuticos da Universidade Lusófona e docente de Indicação Farmacêutica e Farmácia Prática no Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Docente e diretor da área dos cuidados farmacêuticos no Instituto Pharmcare.

Paula Iglésias Ferreira, Farmacêutica comunitária, Mestre (DEA) em Farmácia Assistencial pela Universidade de Granada. Diretora do Instituto Pharmcare.