Curso Consulta de Revisão da Medicação

Apresentação do Curso

O curso de Consulta de Revisão da Medicação destina-se a todos os farmacêuticos comunitários que pretendam disponibilizar novos serviços farmacêuticos ou melhorar os já existentes na área do Processo de Uso da Medicação (PUM) em farmácias comunitárias.

O caminho da farmácia comunitária e da profissão farmacêutica passa pela disponibilização de serviços de saúde que conduzam à utilização dos medicamentos de modo efectivo e seguro e desse modo, promovam o uso racional dos medicamentos contribuindo para que, deste modo, sejam alcançados resultados clínicos, humanístico e económicos positivos.

O curso abrange todas as áreas relacionadas com o processo de uso da medicação que vai desde a dispensação clínica de medicamentos, a dispensação personalizada da medicação, revisão periódica da medicação em residências de idosos, dispensação domiciliária da medicação e a reconciliação de medicação após alta hospitalar.

Abordam-se aspectos da estrutura necessária para disponibilizar os serviços e do modo como rentabilizá-la definindo uma politica de preços associados aos serviços oferecidos.

O Instituto Pharmcare disponibiliza este curso avançado para farmacêuticos comunitários que pretendam disponibilizar aos seus doentes serviços diferenciados na área de actuação farmacêutica comunitária.

Durante o curso, que é essencialmente prático, os farmacêuticos melhoram as suas competências para consultar fontes de informação sobre medicamentos, avaliar o processo de uso da farmacoterapia e treinam o modo de efetuar as intervenções em farmacoterapia e o consequente registo.

O Instituto Pharmcare assumindo a sua missão de divulgar e implantar uma prática farmacêutica de excelência acredita que o curso que agora se disponibiliza é útil a todos os farmacêuticos inquietos e exigentes com a sua prática e que ao mesmo tempo pretendam melhorar a qualidade de vida dos seus doentes.

 

Objetivos

Capacitar os farmacêuticos para disponibilizar os serviços farmacêuticos relacionados com o Processo de Uso da Medicação:

·         Dispensação Clínica da Medicação (DCM)

·         Dispensação Semanal da Medicação (DSM)

·         Revisão Periódica da Medicação em residências de idosos (RPM)

·         Dispensação Domiciliária da Medicação (DDM)

·         Reconciliação de Medicação após alta hospitalar (RMH)

Capacitar os farmacêuticos para avaliar o processo de uso da medicação e identificar erros, desvios, discrepâncias e Problemas Relacionados com Medicamentos

 

Destinatários

Farmacêuticos comunitários em exercício.

Alunos do Curso de Ciências Farmacêuticas que se encontrem em estágio curricular.

 

Unidades programáticas

Indicadores de avaliação do Processo de Uso da Medicação: Erros, desvios, discrepâncias, Problemas Relacionados com Medicamentos (PRM);

Processos Farmacêuticos relacionados com o Processo de Uso da Medicação;

Método para a avaliar o Processo de Uso da Medicação;

Comunicação farmacêutico-doente e farmacêutico-doente-médico;

Educação Terapêutica.

 

Metodologias

Número de horas de contacto: 16 horas presenciais (2 dias de 8h);

Número de alunos: 10-16 alunos (limitado a 16 alunos por curso);

Horário: Das 9h30m às 13h30m e das 14h30 às 18h30;

O ensino é baseado na resolução de casos práticos.

A avaliação final consiste na apresentação e discussão de casos clínicos. A aprovação final do Curso é condicionada pela avaliação final.

 

Creditação pela Ordem dos Farmacêuticos

O curso é submetido a creditação pela Ordem dos Farmacêuticos. Registo automático dos créditos na Ordem dos Farmacêuticos para os alunos aprovados.

 

Datas e Locais

Ver Programação>>>

 

Valores da Inscrição

Valor da propina: 200 €*. Inclui documentação do curso e acesso e acesso à plataforma de gestão de conteúdos académicos moodle.

*Adicionar o Iva em vigor (dedução total do IVA para empresas)

Folha de Inscrição>>>

 

Coordenação

Henrique J. Santos. Farmacêutico especialista em Farmácia Comunitária, Farmacêutico especialista em Farmácia Industrial. Mestre (DEA) em Farmácia Assistencial pela Universidade de Granada. Licenciado em Farmácia pela Universidade de lisboa. Curso de Farmácia pela Universidade de Lisboa. Sociedade Portuguesa de Cuidados Farmacêuticos.

 

Docentes

Henrique J. Santos. Farmacêutico especialista em Farmácia Comunitária, Farmacêutico especialista em Farmácia Industrial. Mestre (DEA) em Farmácia Assistencial pela Universidade de Granada. Licenciado em Farmácia pela Universidade de lisboa. Curso de Farmácia pela Universidade de Lisboa. Sociedade Portuguesa de Cuidados Farmacêuticos.

Paula Iglésias Ferreira. Farmacêutica. Mestre (DEA) em Farmácia Assistencial pela Universidade de Granada. Pós-graduada em Farmácia Comunitária pela Universidade de Lisboa. Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa. Diretora do Instituto Pharmcare. Sociedade Portuguesa de Cuidados Farmacêuticos

Marta Valente. Farmacêutica. Especialista em Análises Clínicas. Licenciada em Ciências Farmacêuticas. Docente do Instituto Pharmcare. Sociedade Portuguesa de Cuidados Farmacêuticos.

Paulo Nogueira, Farmacêutico comunitário. Mestre em Ciências Farmacêuticas. Docente do Instituto Pharmcare. Sociedade Portuguesa de Cuidados Farmacêuticos.

Narcisa C. Dias, Farmacêutica comunitária especialista em Farmácia Comunitária, Licenciada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra. Docente do Instituto Pharmcare. Sociedade Portuguesa de Cuidados Farmacêuticos.